Pular para o conteúdo
Início » Migração e soberania alimentar é tema da 38ª Semana do Migrante

Migração e soberania alimentar é tema da 38ª Semana do Migrante

  • por

“Migração e Soberania Alimentar” é o tema da 38ª Semana do Migrante que começou neste domingo, 18, com a celebração da Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), e prossegue até o próximo, dia 25 de junho. O lema da semana é “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão”, uma referência e comunhão com a Campanha da Fraternidade deste ano, que trabalhou: “Fraternidade e Fome”.

“A Semana do Migrante é um momento forte de conscientização e de acolhida ao Migrante”, afirma o presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e referencial para o Setor da Mobilidade Humana da CNBB, Dom José Luiz Ferreira Salles.

O bispo lembra que os migrantes, procuram, com a mobilidade geográfica uma melhor qualidade de vida para si mesmo e para seus familiares. E reforça o convite aos agentes das pastorais sociais, movimentos populares e organizações que trabalham com migração e refúgio, a participarem desta Semana de atividades.

Durante a 38ª Semana do Migrante serão realizadas atividades em todo país, com rodas de conversa, debates, oficinas, gestos concretos com os migrantes, além de atividades virtuais.

O Papa Francisco e a migração

O Papa Francisco, em seus posicionamentos diante da realidade migratória, reforça com frequência os quatro verbos em atenção às pessoas migrantes: “acolher, proteger, promover e integrar”. E neste ano, em sua Mensagem para o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado no 24 de setembro, o Pontífice reforçou:

“Enquanto trabalhamos para que toda a migração possa ser fruto duma escolha livre, somos chamados a ter o maior respeito pela dignidade de cada migrante; e isto significa acompanhar e gerir da melhor forma possível os seus fluxos, construindo pontes e não muros, alargando os canais para uma migração segura e regular”.

Após o Angelus deste domingo, 19, o Papa lamentou com tristeza o recente naufrágio que deixou muitos migrantes mortos e desaparecidos na Grécia. E lembrou que nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Subsídios da semana:

.: Texto-base acesse
.: Roteiro para Celebração Ecumênica
.: Oração para a 38ª Semana do Migrante
.: Cartaz para a 38ª Semana do Migrante

.cancaonova.com

www.radiomigrantes.net

× Fale conosco!