Com o tema  "União e partilha- caminhos e perspectivas", a Signis Brasil realiza neste final de semana, em São Paulo, a sua II Assembleia. A programação foi aberta nesta sexta-feira (25) com a entrega do Troféu Signis Brasil, quando a Rádio Migrantes, versão em português e em espanhol foi homenageada.

A Rede Scalabriniana de Comunicação participa do evento, representada pelo seu diretor padre Alexandre Biolchi (CS) e pelo diretor da Rádio Migrantes, padre Sérgio Ghéller, membro da atual diretoria da Signis. Também estão presentes, os comunicadores Miguel Ahumada, Patrícia Rivarola e Roseli Rossi Lara, da Rádio Migrantes e Rede Scalabriniana.

Na tarde deste sábado (26), os representantes da Rede Scalabriniana, participam a partir das 16h30, da eleição da nova diretora da Signis Brasil.

Pela manhã, a programação da assembleia foi aberta com a celebração da Santa Missa e com a palestra Comunicação na Igreja do Brasil, com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, dom Darci Nicioli. O arcebispo de Diamantina (MG), exortou as instituições que fazem da comunicação da Igreja no brasil, a terem maior unidade e comunhão, prestando apoio uns aos outros, evitando disputas de poder e dispersão de objetivos. 

Dom Darci convocou todos a testemunharem em suas ações a cultura da paz. “Sejamos corajosos promotores da fraternidade, em meio ao movimento caótico dos nossos dias”.

Como exortação aos comunicadores católicos, o arcebispo lembrou as palavras do Papa João Paulo II aos jovens. “Coragem, avante, na vida existem pessoas que lhes farão propostas para bloquear seu caminho, por favor, caminhem contra a corrente. Sejam corajosos e destemidos, caminhem contra essa civilização que está fazendo tanto mal”.  

Agenda- O presidente da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, dom Darci Nicioli, anunciou que para celebrar a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais (2 de maio), a CNBB promoverá em 28 de janeiro de 2017, a Romaria Nacional dos Comunicadores, em Aparecida, com transmissão pela rádio e TV Aparecida. “Será um momento para dar início ao processo de preparação para o dia mundial da comunicação. Achamos por bem, fazer um evento antecipado logo após a publicação da mensagem para as bases trabalharem melhor sobre o tema tratado”, disse.

Lembrou que  de 16ª 20 de agosto, ocorrerá o  Mutirão Brasileiro de Comunicação, na sua décima edição, em Joinville (SC), com o tema Educar para a Comunicação.

 A assembleia da Signis encerra domingo (27).

Roseli Rossi Lara – Rede Scalabriniana de Comunicação