Nos dia 03 ao 05 de Junho realizou-se em Brasília – DF o Encontro Nacional de Formação dos articuladores e referenciais das Regiões e Núcleos da Rede Um Grito pela Vida da Conferência dos Religiosos do Brasil, com o objetivo de  Contribuir na formação das lideranças da Rede Um Grito pela Vida, subsidiando para a animação e articulação dos núcleos e regiões, visando o fortalecimento o  fortalecimento dos  núcleos, e da  dinâmica de organização em rede e  da eficácia profética da missão.

Tema: Missão em Rede no Enfrentamento ao Trafico de Pessoas!

  Eixos temáticos:

           - Migração e Trafico de pessoas

           - Contexto sócio político e econômico do País - Análise de Conjuntura na

              perspectiva dos Direitos Humanos

           - Missão em Rede - o papel da liderança

           - Campanha “Jogue a Favor da Vida” durante as Olimpíadas 2016   

Éramos 35 agentes com a presença da Presidente da CRB –Conferência Nacional dos Religiosos (as) do Brasil Ir. Maria Inês e a Coordenadora da Rede Um gGrito Pela Vida Ir. Eurides. Foram dias muito cheios de vivências, experiências e conteúdos para que depois durante o ano pudéssemos juntos nos diferentes espaços e lugares do Brasil, animados e motivados desenvolver todo um trabalho de prevenção e de conscientização sobre o comercio de carne humana, através do tráfico de pessoas (crianças, jovens e adultos) com fins de:

EXPLORAÇÃO SEXUAL, TRABALHO ESCRAVO, VENDA DE ORGÃOS, CAMENTO SERVIL, MENDICÂNCIA COMERCIAL, ADOÇÃO IRREGULAR E ILEGAL, ATIVIDADES CRIMINOSAS E MULHERES CEGONHAS.

O tema do tráfico de pessoas está intimamente ligado ao tema das migrações e no primeiro dia foi estudado a relação e a diferença que existe entre migrações e tráfico. Por estarmos próximos à celebração da 31ª semana nacional do migrante, o Pe. Mário Geremia presente no encontro como Articulador do Núcleo do Rio de Janeiro fez um resumo da semana e a divulgação com a entrega a cada participante dos materiais da mesma. São espaços importantes para divulgar ambos os temas e para o fortalecimento de ambos trabalhos fortalecendo as parcerias.

No segundo dia tivemos uma excelente análise de conjuntura numa perspectiva história e ao mesmo tempo atual e vimos a Missão em rede com o papel da liderança numa dimensão profética da Vida Religiosa hoje. 

O terceiro dia foi dedicado aos encaminhamentos e conclusões do encontro.

BRASÍLIA - 03-05/06/2016

 Pe. Mário Geremia CS