O Rotaract Club Universidade Mackenzie tem o prazer de anunciar o 1º Festival Culturas à Mesa – Edição Afeganistão, um evento que busca celebrar a diversidade cultural por meio da culinária e das tradições afegãs, promovendo um intercâmbio cultural enriquecedor. O festival acontecerá no dia 3 de dezembro de 2023, das 12h às 18h, na Instituição Missão Paz, localizada na Rua do Glicério, 225, no bairro da Liberdade.
A Instituição Missão Paz, conhecida por seu trabalho exemplar na acolhida e apoio a refugiados e imigrantes, se torna o cenário perfeito para sediar esse evento que destaca a presença dos imigrantes afegãos no Brasil. O festival não apenas proporcionará uma experiência gastronômica única, mas também pretende criar um espaço de reflexão sobre as histórias e desafios enfrentados pelos refugiados afegãos que encontraram no Brasil um novo lar.
Segundo dados da ACNUR, agência da ONU para refugiados, até setembro de 2023, o governo brasileiro autorizou 12.642 vistos humanitários para afegãos e a adaptação deles segue além dos desafios do idioma e da cultura, já que a grande maioria chega sem ter onde morar e sem trabalho, mas com muita esperança de um futuro melhor.
O cardápio diversificado incluirá pratos autênticos afegãos, como Kabuli Pulai, Kebab, Bolani, e deliciosas sobremesas como Sheer Pira e Jalebi, acompanhadas por uma refrescante bebida com iogurte. Além disso, os participantes terão a oportunidade de desfrutar do tradicional churrasquinho brasileiro.
A programação do evento não se limita apenas à gastronomia, abrangendo apresentações culturais, música e uma feirinha de produtos artesanais feitos por imigrantes. Este festival é uma celebração da união de diferentes culturas, promovendo a compreensão mútua e respeito.
Os ingressos estão disponíveis por R$10,00, e para aqueles que desejam vivenciar ainda mais a experiência, há a opção do ingresso com consumação por R$50,00, que oferece um combo afegão especial.
“Ao participar do 1º Festival Culturas à Mesa – Edição Afeganistão, você não apenas desfrutará de sabores únicos, mas também contribuirá para a causa dos imigrantes refugiados no Brasil, todo o lucro do evento será revertido em projetos sociais do Rotaract na Missão Paz”, afirma Beatriz Mota, 25 anos, atual presidente do Rotaract Club Universidade Mackenzie.
Para mais informações e compra de ingressos, entre em contato com os integrantes do Rotaract Club Universidade Mackenzie pelo instagram @rotaractmackenzie ou acesse https://bit.ly/Ing_CulturasAMesa
Sobre o Rotaract Club Universidade Mackenzie
O Rotaract é um organização sem fins lucrativos vinculada ao Rotary Internacional, formado por jovens a partir de 18 anos de todos os continentes e culturas, que entram em ação para buscar soluções de longo prazo para grandes problemas da humanidade. Em todo o globo, 1,4 milhão de associados de rotary e rotaract se unem para fortalecer seus vínculos e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Todo ano, nossos associados investem incontáveis horas de trabalho voluntário em iniciativas sustentáveis para promover saúde, paz e prosperidade em comunidades locais e internacionais. O Rotaract une alcance global, recursos locais e voluntários altamente qualificados para fornecer água limpa e saneamento, apoiar a educação, prevenir e tratar doenças, salvar mães e filhos, fortalecer economias locais, promover a paz e proteger o meio ambiente.
O Rotaract Club Universidade Mackenzie faz parte dessa rede global de ação desde 1969, baseado na Universidade Presbiteriana Mackenzie e aberto ao público em geral.
Sobre a Missão Paz
Missão Paz é uma instituição filantrópica vinculada aos Missionários de São Carlos, conhecidos também como Scalabrinianos, que atua no acolhimento e apoio a migrantes e refugiados desde os anos 1930 na região do Glicério, em São Paulo.. A instituição oferece serviços variados para atendimento dessa população, além de contar com um abrigo, a Casa do Migrante, e um dos Centros de Estudos Migratórios da Scalabrini International Migration Network (SIMN). A Casa do Migrante tem capacidade para acolher até 110 pessoas, com divisão dos dormitórios em uma ala masculina (85 vagas) e outra feminina (25 vagas). A casa também tem espaços de convivência, como salas de televisão e brinquedoteca para as crianças. São oferecidos para os moradores alimentação, itens de higiene pessoal e de vestuário, além de acompanhamento médico e psicológico. Há aulas de português e outras atividades de integração cultural, incluindo cursos, encaminhamento profissional e celebrações
Saiba mais: https://missaonspaz.org/
Contato Imprensa: Bárbara Luchetta da Fonseca – (47) 99917-0043
Rotaract Club Universidade Mackenzie
www.radiomigrantes.net